Vídeos e manual do usuário5.8. As 5 feridas
OA inconsciente humano é amplamente influenciado por feridas psíquicas. Entre essas, existem cinco feridas principais: rejeição, abandono, traição, humilhação e injustiça. Essas cinco feridas derivam de um modelo inicial de oito feridas. Elas interagem de uma maneira semelhante aos cinco elementos na medicina tradicional chinesa, criando uma rede complexa de influências mutuamente exercidas.
Compreender quais feridas estão atualmente ativas dentro de nós pode oferecer insights valiosos. Ao observar como a rejeição, a traição ou a injustiça se alimentam umas das outras, podemos obter insights dinâmicos sobre nosso estado psíquico. Esse entendimento pode ser a chave para maior autoconhecimento e autoaperfeiçoamento.
Origem das 5 feridas
John Pierrakos, psicoterapeuta e co-fundador do Instituto de Análise Bioenergética em 1956, assumiu o trabalho de Wilhelm Reich sobre feridas existenciais (ou feridas narcisistas) e definiu oito: abandono, rejeição, humilhação, traição, injustiça, intrusão, impotência, insegurança.
-
-
Ferida do abandono: Esta aparece quando uma criança se sente abandonada ou sem apoio por aqueles próximos a ela. Pessoas afetadas por essa ferida têm um medo intenso da solidão, e constantemente buscam a atenção e aprovação dos outros. Elas podem se tornar emocionalmente dependentes.
-
A ferida da humilhação: Esta se desenvolve quando uma criança se sente menosprezada ou criticada por pais ou pessoas queridas por seu comportamento ou ações. Indivíduos com essa ferida tendem a sentir vergonha e falta de dignidade. Eles também podem se humilhar para impedir que outros o façam.
-
A ferida da traição: Esta ferida ocorre quando uma criança se sente traída por alguém em quem ela confiava, frequentemente um pai que não cumpre promessas. Pessoas com essa ferida têm dificuldade em confiar nos outros e buscam controlar tudo. Elas podem se tornar ciumentas ou possessivas.
-
A ferida da injustiça: Esta é formada quando uma criança se sente tratada de forma injusta, frequentemente por pais excessivamente autoritários ou críticos. Pessoas afetadas por essa ferida se esforçam por perfeição, e podem se tornar rígidas e intolerantes. Elas frequentemente têm dificuldade em expressar suas emoções.
|
|